[Este é o texto que compôs, junto com outros, o primeiro trabalho de Sociologia (23/07/07), cujo tema era Marx. Ele foi feito com base em textos bíblicos e marxistas; e seu estilo debochado e irônico já indica que não se trata de um trabalho estritamente acadêmico e não se pautou em uma pesquisa excessivamente longa e profunda. Por isso é normal, e quase necessário, que haja quem discorde dele. Portanto sinta-se à vontade para criticar e falar mal o quanto quiser].
Apesar da notória incompatibilidade entre a doutrina cristã e a ideologia marxista, é comum, quase inevitável, nos depararmos muitas vezes com essa aberração ideológica: o marxista cristão.
Ser cristão – ou pelo menos ser definir como tal – e ser, ao mesmo tempo, adepto das teorias marxista é quase tão bizarro e estúpido quanto ser um judeu-nazista, um negro do ku klux klan ou um político brasileiro honesto.
Dom Hélder Câmara, el azorbispo de la revolución, e Leonardo Boff, o frei petista, são os mais ilustres representantes dessa anomalia sem sentido. Na América Latina, um continente pobre e oprimido pelo imperialismo, a Teologia da Libertação ganhou força, nas décadas de 60, 70 e 80, graças ao esforço de clérigos revolucionários como eles. Eles queriam usar o materialismo dialético para explicar a Bíblia e foram, com razão, impedidos pelo Vaticano de proferir suas idéias demasiado heterodoxas.
Jesus, em vida, era uma propaganda anticomunista em pessoa. Ele próprio era uma contradição. Pregava o anticomunismo e anticapitalismo antes mesmo deles existirem. Mil e oitocentos anos antes de Marx, Jesus já sabia que “a história de todas as sociedades tem sido até hoje a história da luta das classes” e que “o poder político é o poder organizado de uma classe para a opressão de outra” (Marx e Engels, 1872). Já sabia que sempre existiu o explorado e o explorador. E mesmo sendo da classe oprimida não lutava contra a desigualdade ou contra os romanos que os exploravam.
Ele pregava a resignação, o contentamento: “Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra face” (Mt. 5, 39); “Bem aventurados os pacíficos, porque serão chamados de filhos de Deus” (Mt. 5, 9). Para ele todas as reparações pelas injustiças terrenas seriam feitas depois da morte, no Reino dos céus. Sendo assim, para quê lutar na Terra se seremos recompensados por nossa pobreza quando morrermos? Para quê aumento de salário, previdência social ou reforma agrária?
É claro, Jesus nunca se agradaria com o proletariado revolucionário de Marx. E Marx sempre odiou a resignação pacífica de Jesus. Quando disse que “a religião é o ópio do povo”, ele também quis dizer: o cristianismo é o ópio do povo. Talvez Marx pensasse que Jesus fosse uma espécie de pequeno-burguês, que seguia os desígnios das classes dominantes para manipular o povo ou coisa parecida.
Alguns historiadores acreditam que Barrabás, o ladrão, não era um simples ladrão como diz a Bíblia, mas sim um líder revolucionário; um Che Guevara dos hebreus lutando para libertar seu povo do jugo cruel dos romanos. Jesus, devido a sua imensa popularidade, foi cooptado várias vezes para insuflar uma revolta contra os romanos. Ele tinha esse poder, foi morto por esse motivo, mas nunca aceitou liderar uma revolta. Ia contra ao que ele pregava. Por isso, na Páscoa, escolheram Barrabás. Os insurgentes não tinham mais expectativas com Jesus. Barrabás queria lutar, Jesus não. Jesus foi morto, Barrabás também. Os socialistas são Barrabás e os cristãos são Jesus.
Por tudo isso e muito mais, não é nenhum exagero dizer que todo marxista que se preze tem, por obrigação, que queimar a bíblia e cuspir na cruz. Claro! Ao mesmo tempo que todo cristão digno tem o dever de se benzer e rezar um pai-nosso sempre que passar por um comunista. É estapafúrdio pensar em uma mentalidade esquerdista na Igreja. Por isso, todo cristão deve ser, independente de sua classe social, um conservador. E todo marxista deve ser, inexoravelmente, um anticristão.
Enviado por Francisco Neto
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Valha-me , Deus!!!
Postar um comentário